:: Dicas de Reciclagem :: Voltar ::
Dica do Mês
SABÃO DE ÓLEO DE COZINHA USADO
1 balde limpo de pelo menos 10 litros
1 pedaço de madeira com pelo menos 60 cm que servirá como colher para mexer a mistura
1 litro de soda caustica líquida (tenha mais 1 litro de reserva)
3 a 5 litros de óleo de cozinha usado
1 copo de 250 ml de álcool (tenha mais 250 ml de reserva)
1 par de luvas de borracha (essas que as pessoas usam para fazer limpeza)
1 óculos de segurança
Estar vestido com uma camisa de manga comprida, calça e utilizar um calçado fechado tipo tênis ou bota.

Modo de fazer:
Primeiro certifique de que está bem vestido e nenhuma parte de seu corpo está exposta, coloque as luvas, óculos.
Passo 1: Despejar devagar 1 litro de soda caustica no balde (limpo) acrescentar de 3 a 5 litros de óleo de cozinha usado bem devagar para não espirar, mexa de forma lenta para que os dois produtos se misturem por mais ou menos 3 minutos, se desejar coloque sua mão na parte externa do balde para verificar as reações químicas que estão ocorrendo gerando calor (chega a gerar mais de 70 graus centigrados).
Se você tiver tempo deixe essa reação química ir ocorrendo e vá mexendo essa massa a cada 20 minutos se der, observe que essa massa vai modificando sua cor, textura e ficando CAD vez mais consistente. Se você optar por essa forma talvez não haja necessidade de colocar o álcool, pois esse produto só é colocado para funcionar como um ingrediente acelerador das reações químicas, ou seja, sem a presença dele o sabão pode demorar para ficar pronto entre 2 a 12 horas, e na presença dele o sabão fica pronto em 5 minutos.
Se você quiser fazer sabão de 5 a 10 minutos, siga as instruções do Passo 1, acrescente os 250 ml de álcool bem devagar, continue mexendo até a massa ficar bem dura.
Problemas, Soluções e Dicas:
Saiba de uma coisa cada vez que você for fazer sabão você obterá resultados diferentes, isso ocorre por diversos motivos. Exemplo: quanto mais o óleo utilizado for sujo (utilizado para fritar muitas coisas) mais soda caustica será necessário acrescentar, por esse motivo que informamos que o óleo pode variar de 3 a 5 litros para 1 litro de soda caustica. Você pode ter utilizado soda caustica de diferentes fabricantes e assim você terá esse produto com diferentes composições.
Quando estiver produzindo o sabão e ele não estiver ficando no ponto, pode estar faltando colocar soda caustica, acrescente mais 250 ml e mexa, se notar que na superfície forma uma nata, ou que a mistura está talhando como leite o processo ETA caminhando corretamente, se mesmo assim a mistura continuar líquida acrescente mais soda caustica (sempre de 250 ml) e veja como a mistura ficou, se desejar acelerar o processo acrescente sempre 100 ml de álcool.
Após o sabão começar a ficar duro, na consistência de uma massa mole é a hora mais aconselhada para embalar o mesmo, eu coloco o sabão ainda meio mole em caixinhas de leite tetra pak, pois elas são resistentes e ótimas para que o sabão termine de sua reação química, elas também permitem que você vá cortando os pedaços de sabão na quantidade que desejar.
Preste muita atenção o sabão demora entre 15 a 50 dias para ficar curado (pronto), ele necessita que diversas reações químicas continuem ocorrendo até sua plena cura, então saiba que é importante sempre ter um lote de sabão curando e um lote de sabão sendo utilizado assim você sempre terá sabão.
Qualquer dúvida mande um e-mail escoladereciclagem@escoladereciclagem.com.br e irei ter prazer em te ajudar.
:: Voltar ::
:: Enquete