:: Cursos :: Voltar ::
VISITA MONITORADA (para estudantes de Ensino Fundamental e Médio e demais visitantes)
Desenvolvemos uma didática capaz de envolver o visitante/estudante e esse irá descobrindo como é possível viver em sintonia com o meio ambiente em uma relação de harmonia entre o homem e a natureza.
Não pretendemos obrigar ninguém a praticar a forma de vida de nossa família (Ramires Legaspe) e por isso observamos infelizmente vizinhos tendo que comprar água de caminhão pipa mesmo que esteja chovendo, tendo que jogar todo seu lixo fora para que a Prefeitura o recolha e o jogue em Aterro poluindo o meio ambiente ao invés de usar o mesmo para produzir adubo ou ração para seus animais, queimam combustíveis fósseis e desperdiçam lenha e o Sol que está a disposição. Apesar de observarmos essas práticas respeitamos os mesmos, pois entendemos que um dia quando forem capazes de perceber que a natureza não é finita e que o dinheiro não é tudo poderão incorporar em suas vidas novas atitudes ecologicamente sustentáveis. E por isso ensinamos as pessoas que desejam aprender técnicas simples a melhorar o meio ambiente para que sirvam de multiplicadores.
Na Escola de Reciclagem a visita é totalmente monitorada e são apresentados os princípios básicos de como podemos mudar nossos hábitos, que por sua vez são baseados no consumo, sem que essa mudança não comprometa nosso conforto e qualidade de vida. Apresentamos nossos projetos para que o visitante tenha noção dos cursos/treinamento possíveis a serem praticados e assim poder analisar se interessa ao mesmo.
Aqui é permitido e estimulamos que o visitante vivencie na prática como todos nós podemos nos relacionar em perfeito equilíbrio com o meio ambiente aprendendo a praticar o consumo de forma consciente. Afinal pertencemos a uma sociedade que estabelece suas relações através da necessidade do consumo, assim ensinamos e mostramos de forma empírica formas alternativas para ajudar a viver em um mundo melhor, aprendendo a transformar problemas em soluções.
O visitante/estudante terá a oportunidade de observar na prática todos os processos envolvidos nessa lógica de viver em equilíbrio. Como exemplo aprenderá: captar a água da chuva, seu tratamento e seu uso para diferentes funções desde o consumo residencial, como também seu uso para ser utilizado na criação de peixes, e posteriormente essa mesma água será utilização como fertilizante líquido, em virtude do acumulo de urina e fezes dos peixes.
O visitante poderá produzir tijolos ecológicos com a terra que dispomos no nosso quintal (poderia ser a terra da casa dele) e em seguida poderá construir um pequeno pedaço de parede e ver que construir uma casa pode ser uma atividade simples e eficiente. Nossos tijolos possuem o formato de “legos “ e se encaixam perfeitamente, e nada melhor que poder observar que a construção de nossa Escola foi realizada dessa forma.
Em seguida os visitantes são levados a conhecer e manusear nossas fontes de geração de energia limpa e renovável: biomassa, energia solar e energia eólica.
O uso consciente da biomassa será apresentada através do nosso fogão a lenha que possui diversas funções, desde as mais triviais cozinhar, assar como também o de esquentar a água através de uma serpentina que gera água quente em grande quantidade, permitindo poupar energia elétrica para diversos usos entre eles tomar banho.
A energia solar na nossa Escola é aproveitada de diversas formas: todos observarão como produzir placas solares que servem para aquecer a água do banho ou para outros fins, também conhecerão e manipularão um fogão Solar (essa parte da aula necessita do Sol) e irão ver como ele funciona e degustarão algum alimento produzido nele.
E para fechar sobre o uso das fontes energéticas limpas será mostrado como a energia eólica é utilizada em nossa Escola, ela move um belo cata-vento que produz força mecânica bombeando água
Ai iremos trabalhar a questão da produção sustentável dos alimentos e o uso adequado das sobras, será possível ver e provar alimentos orgânicos (hortas e pomar) produzidos localmente, o visitante irá conhecer como podemos produzir adubo orgânico com as sobras dos alimentos da nossa casa e também com os dejetos dos peixes e dos demais animais.
Para completar o ciclo sobre o uso correto dos descartes orgânicos iremos conhecer então como os animais na Escola de Reciclagem vivem e se alimentam, podendo observar que o alimento que a vaca e a cabra consomem se transformam em leite. Aquilo que os animais não comerem, ou seja, as sobras serão utilizadas para produzir adubo e esse adubo irá alimentar numa primeira fase minhocas que por sua vez alimentarão as galinhas, peixes e rãs e numa segunda fase o adubo será empregado como alimento para as plantas e essas por sua vez alimentam a vaca...
Por contarmos com a experiência da família Ramires Legaspe e de inúmeros amigos que também praticam o conceito de sustentabilidade, podemos dizer que isso permitiu criar uma equipe de com diferentes profissionais que se associaram para transmitir diferentes conhecimentos para diferentes públicos.
Temos a capacidade de repassar a nossa experiência para o visitante de forma natural, permitindo que ele perceba que utilizamos o conhecimento da maior parte das matérias que ele estudou ou estuda na sua vida escolar, contribuindo para que ele possa perceber o quanto é importante ter uma visão holística e multidisciplinar do conhecimento. Como exemplo: quando o professor te ensinou matemática você pode até ter reclamado puxa nunca vou utilizar esse cálculo e ao ter que calcular quando chove no telhado de sua casa saberá que valeu a pena estudar, pois saberá realizar as contas necessárias para checar a capacidade gerada de água de chuva para abastecer suas necessidades de água e assim vai...
E por fim tentamos contribuir para que o aluno consiga enxergar que é possível modificar significativamente muitos dos nossos hábitos, mas preservando nossa qualidade de vida como a das demais pessoas e do meio ambiente.
Datas do Curso
AGENDAR COM A ESCOLA :: saiba mais
:: Voltar ::
:: Enquete