:: Cursos :: Voltar ::
FOGÃO SOLAR ® USO E CONSTRUÇÃO
Desprendemos um gasto energético e econômico assustador para produzir nossos alimentos e aquecer água.

Porque desprezamos a energia Solar? Porque não existem programas governamentais para promover o conhecimento para construção popular de fogões e aquecedores solares?

Vivemos em um país com grande potencial para aplicação do uso da energia solar. Mas não sabemos aproveitar essa oportunidade e o que existe custa muito caro.

Podemos destacar inúmeros ganhos para quem sabe utilizar essa fonte de energia inesgotável: redução dos gastos com energia elétrica e combustíveis (gás, madeira, petróleo etc.); diminuição das fontes geradoras de gás carbônico e seu efeito estufa. Estamos próximos de um novo “Apagão”, que implicará em corte no consumo energético.

Você poderá produzir sua comida com o uso do Sol como fonte energética através da transmissão do calor gerado para o alimento e conhecerá a tecnologia dos painéis de aquecimento de água produzido a baixo custo.

Objetivos (carga teórica):
O Sol e seu potencial energético e as possibilidades de seu uso.
Conhecer as técnicas de fabricação do fogão.
Aprenderá a calcular suas necessidades de consumo energético e seu uso adequado.
Materiais possíveis de uso e de baixo custo para utilizar na construção do fogão e placas solares.

Aula Prática:
Escolha dos materiais para a construção do fogão.
Montagem do fogão, suas dimensões e capacidade volumétrica.
Conhecerá na Escola de Reciclagem® a unidade de aquecimento de água com placas solares e de serpentina do fogão a lenha.
Manipulação e uso do Fogão Solar® e das placas solares durante a aula.
Produção e degustação de alimentos e uso da água aquecida.

O QUE É UM FOGÃO SOLAR®?
É um equipamento concebido para cozinhar, secar e desidratar alimentos.
Dependendo da época do ano e da região onde está instalado seu uso permite substituir de forma plena o fogão doméstico a gás, elétrico etc. na maioria dos casos.
A temperatura obtida no verão em um dia com temperatura acima de 30 graus Celsius e com poucas nuvens supera os 150 graus Celsius . O alimento é produzido sem necessidade de mexer e não queima o fundo da panela como ocorre com o alimento que aquecemos no fogão comum, pois o processo é completamente diferente.
Os alimentos são produzidos devido à alta temperatura que é armazenada internamente no Fogão Solar®, é o mesmo fenômeno que está aquecendo nosso planeta o “Efeito Estufa”. A energia do Sol penetra através da dupla camada de vidro aquecendo o interior do fogão devido as suas características de construção. Parte significativa do calor não consegue sair e transmite essa energia ao alimento de forma contínua. Assim produzimos um alimento com a energia mais limpa e saudável que existe.

Possibilidades da Aplicabilidade
Montagem do Fogão Solar® para seu uso ou como negócio.
Uso desse conhecimento para promover sua aplicabilidade pela sociedade através de palestras ou cursos remunerados etc.
Datas do Curso
serão realizados no sítio Equilibrium Estrada Municipal do Caputera 1611 :: saiba mais
:: Voltar ::
:: Enquete