:: Cursos :: Voltar ::
RAÇÃO ANIMAL ALTERNATIVA
Muitos dos alimentos descartados são passiveis de serem transformados em Ração Animal, desde que saibamos como proceder para realizar analises qualitativas e quantitativas.
A preocupação com a possibilidade de contaminação de animais através do consumo de sobras de alimentos é algo sério. Devemos ser rigorosos no uso correto do que pode ou não ser utilizado e ofertado.
Na Escola de Reciclagem® e em outros locais testamos em larga escala (mais de 5.000 toneladas) os procedimentos que devemos utilizar para garantir qualidade, higiene e total profilaxia na produção e consumo da Ração Animal Alternativa®.
Uma pessoa descarta em média 1 quilo de lixo dia, e pelo menos 60% (600 gramas) são de origem orgânica, essa quantidade per capita possibilitaria criar pelo menos duas galinhas.
Nossa sociedade gera lixo enquanto as pessoas que são criadores de animais têm que comprar alimentos aos seus bichos, os custos envolvidos com a alimentação de seus animais representam em média 70% dos gatos totais, os outros 30% correspondem a energia elétrica, água, remédios etc. Portanto, conseguir abaixar os custos de alimentação dos animais é fundamental para garantir um melhor retorno financeiro ao criador e a sociedade.
Mas, a utilização das sobras orgânicas vai além do ganho econômico direto (criador), pois ao não descartarmos essas sobras deixamos de poluir o meio ambiente, não gerando chorume ou metano e o próprio poder público (prefeitura) pode utilizar o dinheiro da coleta e tratamento do lixo na saúde e educação.
Muitas empresas alimentícias descartam enormidades de alimentos em boas condições que poderiam se transformar em Ração Animal Alternativa®, possibilitando a diminuição dos custos dos derivados animais.
Esse curso destina-se a qualquer pessoa, mas quem mais pode colocar em prática são os criadores, estudantes que atuem na área ambiental, administradores públicos e privados e pessoas interessadas em ampliar seus conhecimentos e contribuir com o repasse desses descartes a criadores que poderiam estabelecer uma nova possibilidade de reciclagem entre a cidade e o campo.

Objetivos (carga teórica):
Grupo dos alimentos, suas funções metabólicas e nutricionais. Como substituir fontes protéicas.
Como transformar sobras de peixes (vísceras) e ossos em Ração.
Princípios da pasteurização e como montar um pasteurizador.
Conservação da Ração Animal Alternativa®..
Adaptação dos animais ao consumo de Ração Animal Alternativa®..

Aula Prática:
Escolha das sobras descartadas. Trituração e Pasteurização.
Uso da Panela de Pasteurização “Rasão®” (equipamento patenteado pelo Prof. Ms. Luciano Rodrigues Legaspe)
Composição de cada Ração seus ingredientes necessários e os disponíveis. Técnicas de conservação.
Fornecimento da Ração aos animais, com a checagem da palatabilidade e construção de comedouros adaptados.

O QUE É RAÇÃO ANIMAL ALTERNATIVA®?
É um alimento produzido com as sobras orgânicas livres de contaminantes para a criação animal.
Sua formulação e composição (proteínas, vitaminas, gordura, etc) apresentam a cada lote produzido mudanças nas suas características nutricionais e palatáveis, devemos saber para quais animais ofertar dependendo da sua idade e necessidades metabólicas.
Seu custo de produção é muito baixo e sua qualidade apesar de oscilar permite diminuir os custos da criação.

QUANTO SE PODE PRODUZIR E SUSBTITUIR COM O USO DA RAÇÃO ANIMAL ALTERNATIVA®.?
Devemos levar em conta a quantidade a ser produzida de acordo com o número de animais e de quanto dispomos de sobras orgânicas e sua composição nutricional.
A substituição da Ração Tradicional pela Ração Animal Alternativa®. deve ser realizada de forma planejada e de acordo com a natureza de cada animal sua constituição e metabolismo

POSSIBILIDADES DA APLICABILIDADE
Aproveitar suas sobras ou de outros fornecedores para alimentar seus animais ou de terceiros.
Assessoria para criadores sobre o uso da Ração Animal Alternativa®.
Apresentação do uso correto dos descartes para a iniciativa privada e ou pública e suas vantagens ambientais, sociais etc.
Datas do Curso
serão realizados no sítio Equilibrium Estrada Municipal do Caputera 1611 :: saiba mais
:: Voltar ::
:: Enquete