:: Filosofia dos Cursos
A filosofia que adotamos na transmissão do conhecimento leva em conta a realidade existente em nosso país. Por isso, repassamos o que foi sendo aprendido nas ações de reciclagem de que a família Ramires Legaspe foi desenvolvendo. Esse conhecimento foi transformado em projetos simples e de baixo custo que não abrem mão da qualidade. Na produção de objetos buscamos sempre como matéria-prima a utilização de materiais que foram descartados e, quando isso não é possível, recorremos a peças novas para não comprometer a segurança ou a qualidade. Portanto, o conhecimento adquirido pela família Ramires Legaspe é repassado em forma de aula para que todas as pessoas possam aprender levando-se em conta suas próprias habilidades e conhecimento.
Nosso intuito maior é demonstrar – na prática - que é sim possível aproveitar os nossos próprios descartes, bem como o de terceiros e com isso gerar ganhos que são ao mesmo tempo econômicos, ambientais e sociais.
Os cursos/treinamentos foram elaborados para repassar integralmente aquilo que sabemos a todos, e foram idealizados para serem realizados em um único dia. Na parte da manhã é apresentado o conteúdo teórico e demonstrado como se opera esse conhecimento prático.
Uma situação que tem despertado interesse diz respeito aos resíduos orgânicos. Como a sociedade e o poder público só dá ênfase à reciclagem de papéis, plásticos, vidros e metais, o que não se encaixe nestas categorias é visto e tratado como lixo. Nos nossos cursos/treinamento de Compostagem Doméstica e Ração Animal Alternativa realizados no Sítio Equlibrium, mostramos como utilizar de forma correta os materiais orgânicos que em muito contribuem para a melhoria de vida e ambiental.
Outro exemplo advém das fontes de energia que tornam-se cada vez mais caras e escassas, e que geram severos impactos ambientais. Gastamos demais para manter nosso nível de conforto. E não sabemos como mudar! Como garantir qualidade de vida e preservar o meio ambiente? Nos nossos cursos, você irá aprender a utilizar as fontes de energias alternativas (biomassa, energia solar e eólica). Aqui você encontrará soluções viáveis que serão testadas na prática.
É importante ressaltar que não vendemos ou praticamos modismos. Não nos preocupamos com a onda “fashion”, apesar de produzirmos objetos bonitos que poderiam estar em qualquer vitrine de shopping. Pretendemos contribuir para que você aprenda a utilizar e promover a Reciclagem usando o conhecimento de novas técnicas e as técnicas de nossos ancestrais que em muitos casos foram descartadas pela nossa sociedade.
:: Enquete